quarta-feira, outubro 01, 2008

o nosso património, a nossa história




Numa iniciativa completamente inédita em S. João da Madeira, decorreram na passada sexta-feira, 26 de Setembro, as visitas “O NOSSO PATRIMÓNIO, A NOSSA HISTÓRIA”.

Realizadas no âmbito das Jornadas Europeias de Património, cujo tema deste ano foi “no património… ACONTECE” e organizadas conjuntamente pelo Museu da Chapelaria, a Biblioteca Municipal e os Paços da Cultura, pretendeu-se com esta actividade levar os jovens a redescobrirem a História da sua cidade através do património e das suas instituições.

Percorrendo a cidade a pé, os jovens iniciaram a sua visita, acompanhados pelos guias do Museu da Chapelaria, na Rua Oliveira Júnior, onde lhes foi apresentada a história da chapelaria e a sua importância para o desenvolvimento do Concelho.
Seguidamente, visitaram a OLIVA e ficaram a conhecer um pouco da história de uma das mais emblemáticas unidades industriais do País, tendo sido abordada a questão da arquitectura do edifício, das políticas sociais da empresa e das suas inovadoras estratégias de marketing.
Os jovens tiveram depois oportunidade de conhecer alguns exemplares de arquitectura industrial da cidade.
Durante esta iniciativa descobriram também a Arquitectura Brasileira da cidade, visitando, por exemplo, o edifício do Centro de Arte (a Quinta do Rei da Farinha).

Estas visitas terminaram nos Paços da Cultura e na Biblioteca Municipal, onde os jovens ‘turistas’ foram recebidos pelos guias de ambas as instituições. No primeiro caso tiveram oportunidade de visitar a instituição e a exposição patente, ficando a conhecer um pouco da história do edifício e no segundo caso contactaram com os escritores Serafim Leite, João da Silva Correia e Alão de Morais, ficando assim a conhecer as suas vidas e obra.

No próximo sábado, dia 04 de Outubro, esta iniciativa irá repetir-se.
Os interessados em participar deverão inscrever-se, bastando para o efeito ligarem para o Museu da Chapelaria (256 201 680).

Sem comentários: