segunda-feira, janeiro 14, 2008

sistemas de informação e património cultural


PROGRAMA


Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2008

13h30 - Recepção dos participantes

14h00 - Sessão de abertura

SESSÃO 1 – Metodologias e Normalização no Inventário e Gestão de Colecções Museológicas
Moderador - Prof. Doutora Alice Semedo (Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

14h30 - O acesso às colecções museológicas através da Internet: uma reflexão sobre a temática da normalização, Dr.ª Patrícia Remelgado (Investigadora)

14h50- Sistema de Inventário e Gestão de Colecções do Museu da Chapelaria, Mestre Suzana Menezes (Museu da Chapelaria, Câmara Municipal de São João da Madeira)

15h10- Para um Manual de boas práticas na inventariação/Catalogação na Diocese do Porto, Dr.ª Vilma Lima Pereira (Secretariado Diocesano de Liturgia – Departamento dos Bens Culturais da Igreja – Diocese do Porto)
Dr.ª Natália Maria da Costa Jorge (Sistemas do Futuro)

15h30 - Pausa para café

16h00 - A normalização do sistema de documentação do Museu Parada Leitão: da necessidade à concepção, Dr.ª Patrícia Geraldes (Museu Parada Leitão – Instituto Superior de Engenharia do Porto)

16h50 - 1997 a 2007 – uma década em torno das questões de “Normalização” no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Dr.ª Cláudia Garradas (Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto)

17h10 - Colecções de Museus, Dr.ª Maria João Vasconcelos (Museu Nacional Soares dos Reis)

17h30 - O Museu do Carro Eléctrico: normas e práticas do seu Inventário, Dr.ª Carla Dias (Museu do Carro Eléctrico)

17h50 - TÍTULO A DEFINIR, Drª. Susana Medina (Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)


18h10 - Debate

18h30 - Encerramento




Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2008

SESSÃO 2 – Integração e Sistemas de Informação Geográfica
Moderador - Prof. Doutor Mário Jorge Leitão (INESC – Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto)

09h30 - Gestão e Divulgação do Património Arqueológico em Vila Nova de Famalicão, Mestre Felisbela Oliveira Leite e Dr. Nelson Pereira (Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)

10h00 - Sistema de Gestão para o Património do Concelho de Mirandela, Dr. Isidro Miguel Tavares Gomes (Câmara Municipal de Mirandela)

10h30 - A Inventariação e Divulgação de bens patrimoniais autárquicos, no âmbito do projecto – Conhecer o Património de Vila Franca de Xira, Mestre Graça Maria Soares Nunes (Câmara Municipal de Vila Franca de Xira)

11h00 - Pausa para café

11h30 - A gestão do território e os sistemas de informação: o LOCVS, Mestre Maria Isabel Pinto Osório e Dr.ª Orquídea Félix (Divisão Municipal de Património Cultura da Câmara Municipal do Porto)

12h00 - Debate

13h00 - Pausa para almoço

SESSÃO 3 – Estratégias para o Inventário e a divulgação do Património Cultural

14h30 - Os fundos comunitários como instrumento de ligação em rede do Património Cultural, Dr.ª Isabel Costa (Programa Operacional de Cultura - POC)

14h50 - “Não se ama o que não se conhece” – Inventariar para Conhecer, Dr.ª Marília Vieira (Divisão de Dinamização do Desenvolvimento Local e do Sistema Territorial da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte -CCDR – N)

15h10
- Inventário, Gestão e Divulgação das Colecções Nacionais: Experiência e Perspectivas de Futuro, Dr.ª Maria Amélia Fernandes (Instituto dos Museus e da Conservação - IMC)

15h30
- Inventário e classificação do património edificado, Dr. Miguel Rodrigues (Direcção Regional de Cultura do Norte)

15h50 - Debate

16h30 - Sessão de encerramento


(Para mais informações por favor contacte a Área Metropolitana do Porto, Dra. Ana Paula Abreu. Telefone: +351 223 392 020)

Sem comentários: