segunda-feira, julho 09, 2007
Os Chapéus de Escariz
No próximo dia 11 de Julho, a partir das 10h30, o Museu da Chapelaria inaugura na sala multimédia, uma exposição inédita, intitulada OS CHAPÉUS DE ESCARIZ, e que é resultado do trabalho realizado por 73 alunos da Escola EB2/3 de Escariz, Arouca.
Os trabalhos apresentados nesta Exposição foram realizados no seio da disciplina de Educação Visual e Tecnológica no âmbito da exploração dos conteúdos Cor, Estrutura, Forma e Material e teve como objectivo principal estimular a participação e a criatividade dos alunos envolvidos.
O ponto de partida para a realização deste projecto foi a visita temática preparada especificamente para estas turmas ao Museu da Chapelaria.
No âmbito desta visita, o Museu da Chapelaria disponibilizou e preparou uma pequena exposição com o espólio da colecção “Chapéus de Todo o Mundo”, por intermédio da qual os alunos puderam contactar com diferentes modelos, materiais e texturas de chapéus em contextos culturais e sociais completamente diferentes.
Tendo como tema central a celebração da Primavera, os 73 alunos das turmas 5ºC, 6ªA e 6ºC da Escola EB2/3 de Escariz – Arouca, orientados pelas professoras Dina Ferreira e Graciete Pinho desenvolveram este projecto que visava a construção de um chapéu. O projecto teve início com a realização de um esboço que evoluiu para o desenho, estudo da cor, investigação e selecção dos materiais para a construção final do seu chapéu.
Este projecto terminou com um desfile organizado pelos alunos envolvidos e uma exposição em diversos espaços da escola seguindo-se a entrega de três prémios e três menções honrosas.
A riqueza cultural, social e científica deste projecto justifica assim a realização desta belíssima exposição nas instalações do Museu da Chapelaria, que estará patente até ao final do mês de Agosto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Parabéns pelo excelente trabalho levado a cabo, que tanto trabalho deu, mas que definitivamente valeu a pena.
Uma colega e espectadora atenta ;)
Enviar um comentário