segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Curso de Formação Prática em Marionetas


O Museu da Chapelaria em parceira com a Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, realiza nos próximos dias 17, 24 e 31 de Março e 7 e 14 de Abril, o “Curso de Formação Prática em Marionetas”.
O curso destina-se ao público adulto em geral, técnicos dos serviços educativos de museus, bibliotecas e arquivos, educadores e professores de todos os graus de ensino e professores do ensino especial e a técnicos de animação social e cultural.


Objectivos do Curso
O curso de formação pretende dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos que lhes permitam dominar as potencialidades específicas da marioneta, enquanto objecto lúdico e pedagógico.
Neste sentido, e no fim do curso, cada formando terá construído uma marioneta de acordo com um determinado objectivo, que poderá ser operacionalizada/utilizada no seio da instituição na qual trabalha.

O curso de formação divide-se em dois eixos estruturantes, a componente teórica que visa abordar a contextualização da marioneta enquanto objecto histórico e enquanto objecto artístico e a componente prática com a fase de construção de uma marioneta e respectiva manipulação.
No que diz respeito à manipulação da marioneta, a formação divide-se em dois níveis; numa primeira fase os formandos receberão formação ao nível do aquecimento corporal, dicção e projecção de voz e numa segunda fase, a da manipulação propriamente dita, será dado maior enfoque às três directrizes fundamentais da manipulação: o foco, a deslocação e a desmultiplicação silábica
Assim, será realizado um conjunto de exercícios de voz, de corpo, de concentração e de trabalho em equipa. Este método será aplicado à marioneta numa fase posterior.
Cada participante deverá ser capaz de realizar uma pequena estrutura teatral com a marioneta que construiu.



Para mais informações contacte
Museu da Chapelaria de S. João da Madeira
Rua Oliveira Júnior, n.º 501
3700 S. João da Madeira

Telefone: 256 201 680
Fax: 256 201 689

INSCRIÇÃO
Inscrições até 10 de Março de 2007.
Solicite a FICHA DE INSCRIÇÃO através do mail museu.chapelaria@gmail.com

1 comentário:

feniana disse...

parece-me uma excelente iniciativa!