quinta-feira, março 28, 2013

Boa Páscoa

A equipa do Museu da Chapelaria deseja a todos os seus visitantes uma Boa Páscoa.

Aproveitamos para lembrar que durante o fim de semana poderá visitar-nos sexta e sábado durante todo o dia.

O Museu encerra no domingo de Páscoa.



Workshop de desinfestação de bens culturais


13 DE ABRIL |10H00 - 13H00 e 14H00 - 18H00

Objectivos do workshop: 
Reconhecer os principais agentes biológicos; compreender a acção biológica e os seus efeitos degradativos; identificar os diversos métodos de desinfestação e técnicas de aplicação; conhecer os cuidados de segurança inerentes aos processos de desinfestação de bens culturais.

Público-alvo: 
Zeladores e voluntários das igrejas; detentores de colecções; técnicos de museus; conservadores-restauradores; estudantes de conservação e restauro e público em geral.
N.º mínimo de participantes: 20 

Para mais informações e inscrições, deverá contactar-nos através do 256 201 680 ou enviar um mail para museuchapelaria@cm-sjm.pt.

sexta-feira, março 22, 2013

Concurso "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento..."


Já se encontra a decorrer uma nova edição do concurso escolar "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...".

Esta iniciativa é dirigida a alunos dos ensinos básico e secundário, promovida conjuntamente pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística, e pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O objectivo desta iniciativa é estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus e consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural.
Considerando que o conhecimento do património cultural constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração das crianças e dos jovens na comunidade, torna-se pertinente proporcionar às escolas e aos museus uma oportunidade de desenvolverem ou de reforçarem a cooperação neste domínio.

O concurso escolar “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...” consiste na elaboração de trabalhos criativos a partir de testemunhos dos Museus e Palácios que integram a Rede Portuguesa de Museus ou dos Monumentos tutelados pela DGPC.
Os trabalhos premiados apresentados a concurso serão objeto de avaliação por um júri e de apresentação final em exposição num museu ou palácio que integre a Rede Portuguesa de Museus ou num monumento tutelado pela DGPC.
A entrega dos trabalhos (portfólios contendo os trabalhos para apreciação) deverá ocorrer nos museus, palácios ou monumentos com os quais se colaborou até ao dia 17 de maio de 2013.
A primeira fase de avaliação dos trabalhos será efetuada pelos serviços educativos dos museus, palácios ou monumentos e decorrerá entre os dias 20 de maio a 23 de maio.
A avaliação dos trabalhos pelo Júri Nacional decorrerá entre os dias 27 e 31 de maio, sendo que a divulgação dos resultados decorrerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho nos sítios da internet da DGE e da DGPC.
A Entrega de Prémios e Exposição dos Trabalhos Premiados decorrerá num museu ou palácio que integre a Rede Portuguesa de Museus ou num monumento tutelado pela DGPC, a indicar, no dia 6 de junho de 2013
Consulte o regulamento aqui.

Por aqui... CULTURando!

 
As férias escolares já começaram e a primavera dá ar de sua graça por estes dias.
Nós, por aqui, vamos criando, colorindo, rindo e aprendendo. Os dias são repletos de coisas novas e diferentes. Coisas úteis e divertidas de se fazer.
Nós por cá vamos CULTURando!












Mais fotos na nossa página do Facebook.

quarta-feira, março 20, 2013

Momento poético no Museu da Chapelaria

 
 
     

Antecipando a comemoração do Dia Mundial da Poesia (21 de março) as crianças do Fiscogrupo e os nossos participantes das Férias Culturando por ai... receberam o actor Pedro Lamares, no Museu da Chapelaria, para uma sessão muito especial... de poesia. 

Entre muitos risos e sorrisos fomos sendo prendados com as histórias mágicas da Menina gorda, d'O Galo da galinha, dos Olhos dos Peixes e até com a do Cócó de Cão, oh não!!!! e, sem que nos déssemos conta, já o Pedro tinha terminado.

Mas ninguém se foi embora sem antes tirar uma fotografia de grupo para, num qualquer outro dia, poder vir a recordar o quanto esta visita foi diferente. 

MENINA GORDA
Esta menina gorda, gorda, gorda,
Tem um pequenino coração sentimental.
Seu rosto é redondo, redondo, redondo;
Toda ela é redonda, redonda, redonda,
E os olhinhos estão lá no fundo a brilhar.

É menina e moça. Terá quinze anos?
Umas velhas amigas de sua mamãe
Dizem sempre que a encontram, num êxtase longo:
“Como esta menina está gorda, bonita!”
“Como esta menina está gorda, bonita!”
E ela ri de prazer. Seu rosto redondo
Esconde os olhinhos no fundo, a brilhar.

Às vezes no quarto,
Diante do espelho;
Ao ver-se tão gorda, tão gorda, tão gorda,
Ela pensa nas velhas amigas de sua mamãe
E também num rapaz
Que a olha sorrindo,
Quando toda manhã ela vai para a escola:
“– Ele gosta de mim… Ele gosta de mim.
Eu sou gorda, bonita…”
E os dedos gordinhos pegando nas tranças
Têm carícias ingénuas
Diante do espelho.
  
Rui Ribeiro Couto


quinta-feira, março 14, 2013

"As rendas de um chapéu"

   

   

   

   
 

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA | SALA DOS USOS SOCIAIS
9 DE MARÇO A 11 DE MAIO

“As Rendas de um chapéu” traz à luz do dia os mais frágeis e belos chapéus da coleção do Museu da Chapelaria.

Decorados com finas e delicadas rendas, estes chapéus ilustram uma época especial onde as mulheres faziam combinar com rigor e elegância todos os elementos do seu vestuário.

Patente nesta exposição estão também os chapéus dos alunos da escola secundária José Régio decorados com estas delicadas rendas.

terça-feira, março 12, 2013

"Os chapéus dos meus heróis" em Abrantes

De 6 de março a 26 de abril, poderá encontrar a exposição "Os Chapéus dos Meus Heróis" na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes.

Da Banda Desenhada, ao cinema e à televisão, muitos são os heróis e os vilões que fizeram do chapéu a sua imagem de marca e, mais do que isso, fizeram associar ao chapéu que usam, diversas características de personalidade e forma de estar na vida! 
Compreender esses personagens através dos seus chapéus é o objectivo desta exposição totalmente inédita em Portugal, que apresenta belíssimas réplicas dos mais conhecidos personagens do mundo dos desenhos animados!
                        

                       

sexta-feira, março 08, 2013

CULTURando por aí..



PROGRAMA MUSEU | 1ª semana | DE 18 A 22 DE MARÇO

MANHÃ | DIA 18 DE MARÇO
DO CAOS DO SOM À MÚSICA ENCENADA
Todas as máquinas gritam dentro da fábrica. Os seus barulhos caóticos contam-nos histórias. Neste workshop vamos aprender a ouvir o que as máquinas têm para nos dizer…
Nesta atividade pretende-se que o participante seja estimulado nas suas competências de concentração.
Público alvo: dos 7 aos 14 anos

TARDE | DIA 18 DE MARÇO
IMPRESSÕES EM TECIDOS
As técnicas de impressão sobre os têxteis são, hoje, muito variadas e complexas. No entanto, no nosso dia a dia lidamos com produtos ou materiais capazes de promover o mesmo efeito. Nestas oficinas serão apresentadas soluções low cost de impressão em têxteis e pretende-se que o participante adquira competências no âmbito da motricidade fina.
Público alvo: dos 7 aos 14 anos

DIA 19 DE MARÇO
DA ARTE DE TECER
Partindo das técnicas de tecelagem simples, as crianças são questionadas sobre a importância dos tapetes. À posteriori produzem um tapete com a decoração previamente escolhida.
Nesta atividade o participante adquire competências no âmbito da motricidade fina e capacidade de observação crítica.
Público alvo: dos 7 aos 14 anos

MANHÃ | DIA 20 DE MARÇO
DA ARTE TECIDA À ARTE CRIATIVA
Com esta oficina pretende-se que os participantes desenvolvam um olhar crítico em torno de diversas obras de arte e desmontem criativamente os seus múltiplos significados, reinterpretando-os num novo contexto artístico.
Público alvo: dos 7 aos 14 anos

TARDE | DIA 20 DE MARÇO
RECORTES FASHION
O design de moda está em constante evolução. Neste workshop desafiamos os participantes a construírem um pensamento crítico sobre as mais recentes propostas dos designers e a desenvolverem criativamente as suas próprias coleções.
Nesta atividade o participante adquire competências a nível da observação crítica e do pensamento criativo.
Público alvo: dos 7 aos 14 anos

MANHÃ | DIA 21 DE MARÇO
ESPUMA CRIATIVA
A arte de obra pode ser efémera e desaparecer no instante em que é produzida. O participante será levado a criar a sua própria obra de arte efémera e a equacionar os conceitos subjacentes a este tipo de arte.
Nesta atividade o participante vai adquirir competências ao nível da criatividade e motricidade ao elaborar o seu trabalho final.
Público alvo: dos 7 aos 14 anos

TARDE | DIA 21 DE MARÇO
PRATOS DE CHAPÉU
Neste atelier vamos servir um chapéu! Primeiro usamos o prato como objeto de arte e depois construímos um chapéu! Nesta atividade o participante vai adquirir competências ao nível da criatividade e motricidade fina.
Público alvo: dos 7 aos 14 anos

MANHÃ | DIA 22 DE MARÇO
TINTA ESCORREGADIA
As tintas escorrem na tela quando são borrifadas de longe criando uma composição descontrolada de cor.
Nesta actividade os participantes são ser confrontados com diferentes técnicas e materiais que podem ser usados na pintura, estimulando assim os seus sentidos e observação crítica.
Público alvo: dos 7 aos 14 anos

TARDE | DIA 22 DE MARÇO
ACTIVIDADE DEDICADA À PÁSCOA
Público alvo: dos 7 aos 14 anos







PROGRAMA BIBLIOTECA | 2ª semana | DE 25 A 28 DE MARÇO

MANHÃ | DIA 25 DE MARÇO
QUERES OUVIR UMA HISTÓRIA?
À Roda dos Mitos - com base na mitologia, vamos explorar esta temática complementando com uma oficina de trabalho criativo onde as crianças poderão criar um mito e materializá-lo.
Histórias com Origami - leitura de contos com personagens elaboradas em origami

TARDE | DIA 25 DE MARÇO | Oficinas
As palavras contam segredos - várias palavras são dadas aleatoriamente às crianças para que elas pesquisem o seu significado aumentando assim, o seu vocabulário.
Letras que crescem - a partir das letras de uma palavra vamos criar outras e destas elaborar um texto.

MANHÃ | DIA 26 DE MARÇO
QUERES OUVIR UMA HISTÓRIA?
Os fantoches contam histórias – a partir da leitura de algumas obras teatrais, vamos fazer um teatro de fantoches
Mariana e a primavera de Sylvie Auzary-Luton - leitura de um conto seguida de uma oficina de trabalho criativo com colagens

TARDE | DIA 26 DE MARÇO | Oficinas
Palavra puxa palavra – criação de textos em que a última palavra do verso dá o mote para o início do 2º verso
Nas asas de uma borboleta – criação de poemas sobre a primavera numa borboleta em cartolina

MANHÃ | DIA 27 DE MARÇO
QUERES OUVIR UMA HISTÓRIA?
O meu balão vermelho de Kazuaki Yamada – leitura do conto seguido da oficina balão de ar quente
A árvore generosa de Silverstein – leitura do conto e a realização de uma oficina com folhas de árvores


TARDE | DIA 27 DE MARÇO | Oficinas
O meu lápis vai à Biblioteca - elaboração de um texto contando a aventura de um lápis que se encanta com os livros da biblioteca.

MANHÃ | DIA 28 DE MARÇO
QUERES OUVIR UMA HISTÓRIA?
O Baú tem… - são colocadas várias histórias num baú e as crianças são convidadas a escolher uma e elas mesmas partilham a leitura.

TARDE | DIA 28 DE MARÇO | Oficinas:
Texto/imagem – a partir de uma imagem as crianças vão dar asas à imaginação e criar histórias.
Baú de histórias – elaboração de histórias a partir de pistas descritas em pequenos cartões
Hora de cinema: Visionamento de um filme alusivo à época, com direito a pipocas!

quarta-feira, março 06, 2013

Exposição temporária "As rendas de um chapéu"



EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA | SALA DOS USOS SOCIAIS
9 DE MARÇO A 11 DE MAIO
“As Rendas de um chapéu” traz à luz do dia os mais frágeis e belos chapéus da coleção do Museu da Chapelaria.

Decorados com finas e delicadas rendas, estes chapéus ilustram uma época especial onde as mulheres faziam combinar com rigor e elegância todos os elementos do seu vestuário.

Patente nesta exposição estarão também os chapéus dos alunos da escola secundária José Régio decorados com estas delicadas rendas.

sexta-feira, março 01, 2013

Newsletter de março

museu da chapelaria participa na conferência Inovação e Empreendedorismo: uma aposta



O Museu da Chapelaria foi convidado a participar na Conferência "Inovação e Empreendedorismo: uma aposta" que decorreu ontem em Vila Verde e que reuniu na mesma mesa o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde (Dr. António Vilela) e a Vereadora da Cultura (Dra. Júlia Fernandes), o coordenador do IEMINHO (Eng. Rui Fernandes), o Presidente da Câmara Municipal de Paredes (Dr. Celso Ferreira) e a Diretora do Museu da Chapelaria (Dra. Suzana Menezes).



Ao longo desta conferência foram analisados diversos casos onde a cultura, a identidade e a educação são a base para o desenvolvimento do empreendedorismo nos territórios, tendo a diretora Museu da Chapelaria apresentado uma intervenção intitulada "A memória, a indústria e a cultura na construção de um território criativo. O Caso de S. João da Madeira".

Esta acção faz parte do conjunto de iniciativas que a Câmara Municipal de Vila Verde tem vindo a levar a cabo no âmbito da programação de FEVEREIRO MÊS DO ROMANCE.

Poderá saber tudo sobre esta iniciativa em www.namorarportugal.pt