segunda-feira, outubro 29, 2012

|PROGRAMA FAMÍLIAS| 4 de novembro


NO DOMINGO VAMOS AO MUSEU...

No primeiro domingo de cada mês, reúna toda a sua família e venha ao museu da chapelaria descobrir segredos, desvendar mistérios e divertir-se com as diversas atividades que temos para si.
Traga os seus filhos, pais, avós e amigos e passe um domingo “de se lhe tirar o chapéu” no Museu da Chapelaria.


Domingo, 4 de novembro | 11h00 e 15h30 |
A ÁRVORE DOS CHAPÉUS…
Todos os anos, no Museu da Chapelaria, a árvore de Natal é montada e decorada com a ajuda de todos os nossos visitantes. Este ano não queremos esquecer esta tradição e guardamos um dia especialmente dedicado à nossa Árvore. 
Vem ao museu e participa neste dia cheio de criatividade e originalidade!
Crianças entre os 6 e os16 anos.
Marcação prévia.

designers russos apostam nos chapéus


Designer | Alena Milanskaya


Sofisticados, artísticos, criativos, alegres, às vezes bizarros, outras profundamente delicados... assim são os chapéus apresentados pelos designers russos nas suas mais recentes criações para a próxima estação.

O chapéu voltou a encher as passarelas internacionais pelo que a próxima estação promete ser mais elegante do que nunca.
Confira tudo aqui e inspire-se...

terça-feira, outubro 23, 2012

Formação em restauro de cerâmica




12 de novembro

Inserido no ciclo de exposições temporárias dedicadas à temática da cerâmica, o Museu da Chapelaria organiza, no próximo dia 12 de novembro, em parceria com o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, uma formação de curta duração em restauro de cerâmica.
 
Pretende-se com esta ação sensibilizar os profissionais de museus e demais interessados para o manuseamento, limpeza, colagem, acomodação e exposição de diferentes tipos de peças cerâmicas. Convida-se ainda o participante a trazer as suas peças de cerâmica para que possam ser observadas e analisadas.

horário: 10h00 - 13h00 | 14h00 - 17h00

formadora: Dra. Isabel Marques - Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa - Braga
Inscrições 256 201 680
Duração: 7 horas

sexta-feira, outubro 19, 2012

O Chapéu de Palha... na Arte



                                                 
                                 Auto-Retrato com Chapéu de Palha [1887]                      O Ceifeiro (segundo Millet) [1889]                           Camponesa com chapéu de palha sentada
                                                                                                                                                                                            em frente de uma seara [1890]

Gostaria de pintar retratos que daqui a cem anos aparecessem como uma revelação (...) não por fidelidade fotográfica, mas antes pela valorização dos nossos conhecimentos e do nosso gosto presente na cor, como meio de expressão e exaltação do caráter.
Van Gogh

Vincent Willem van Gogh (30 março 1853 – 29 julho 1890), pintor pós-impressionista holandês, é considerado, na arte, um pioneiro na ligação entre as tendências impressionistas e as aspirações modernistas.

As suas obras, caracterizadas pelo uso de cores vivas, pelas pinceladas irregulares e pelo seu grande impacto emocional, tiveram grande influência na arte do século XIX e XX. Van Gogh foi um artista das emoções e do intenso uso do amarelo. Ele acreditava que as cores podiam mostrar uma parte ou o todo da personalidade de um indivíduo.

Muitas das suas obras representam cenários rurais e as vidas de camponeses e artesãos, fruto da grande admiração que tinha para com este grupo da sociedade. E aqui, o chapéu de palha, objecto que se associa ao duro trabalho do campo, destaca-se como parte da sua indumentária. Mas também surge noutras obras suas, como nas naturezas mortas, nos retratos e autoretratos.

Em 10 anos de carreira Van Gogh pintou mais de 800 quadros porém o sucesso só lhe foi reconhecido postumamente, aquando da exibição das suas telas, em Paris, a 17 de Março de 1901.

Para conhecer melhor a vida e obra deste pintor consulte o site do museu Van Gogh em http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/

sexta-feira, outubro 12, 2012

WORKSHOP DE FELTRAGEM EM PLACA - inscrições abertas


20 DE OUTUBRO | 14h00

Aprendizagem da técnica de feltragem em placa. Partindo os elementos necessários à feltragem os participantes são convidados a realizar uma uma peça de artesanato.


O workshop inclui uma visita guiada ao museu.
Atelier para adultos.
Duração: 2h30

Inscrições através do 256 201 680.

A Péu esteve hoje no Museu!

E tu, já conheces a Péu?
Não?!

A Péu é a menina que vive no museu e que não descansa enquanto não encontrar o seu amigo perdido. 
Ela guia os visitantes ao longo do tempo, mostrando como se faziam os chapéus na Fábrica Nova. 
Através de uma história encantada desvendam-se os segredos de uma fábrica com mais de 100 anos.
Com necessidade de marcação prévia.

Peças do mês: o conformador e o formilho



O conformador e o formilho são ferramentas de medição precisa, da indústria da chapelaria, que se complementam e não podem ser dissociados.
Com o formato de um chapéu, o conformador permite a criação de um chapéu personalizado, em termos de tamanho e forma da cabeça do cliente.

O processo é, no mínimo, original e singular…

O primeiro passo consistia na colocação de um pedaço de papel no topo da copa do conformador.
 De seguida, colocava-se o mesmo sobre a cabeça do cliente, exactamente da mesma forma que se colocaria o chapéu. Fechava-se, então, a parte superior onde foi colocado inicialmente o papel.
A tampa era levantada, e as marcações que ficariam perfuradas no papel, definiam a medida e forma exactas da cabeça do cliente.

O conformador podia, então, ser removido da cabeça do cliente, e a folha de papel removida do conformador. Esta era recortada de modo a preservar o círculo interno da marcação.
O papel era colocado no interior do formilho, e cada uma das suas peças de madeira ficava ajustada ao mesmo.

Finalmente, o formilho era bloqueado. Era a partir desta base que seria produzida a forma com o formato
exacto da cabeça do cliente.

[Imagens disponíveis em http://www.morningdressguide.com/hats-morning-coat-suits/the-silk-top-hat/ e 
http://www.buckaroo.us/hatmaking.shtml]

 

A inauguração da Exposição A Porcelana da Vista Alegre






Mais imagens aqui.

terça-feira, outubro 09, 2012

INAUGURAÇÃO | 11 OUTUBRO | A PORCELANA DA VISTA ALEGRE


Portugal teve, desde sempre, uma forte tradição na produção de louças tendo esta atividade adquirido grande importância com o aparecimento, em 1824, da fábrica de porcelanas da Vista Alegre. 
Apoiando-se na experiência e conhecimento de inúmeros artistas, nacionais e internacionais, na área da escultura e artes decorativas, e aliando novas e modernas técnicas produtivas, a Vista Alegre tornou-se, ao longo dos tempo, numa importante escola de saberes e artes, marcando a vida de gerações de operários. 
Conhecer o mundo industrial da produção, explorando os contextos sociais, culturais e humanos da vida da fábrica é o objectivo central desta exposição (inserida no Ciclo de Exposições Temporárias “Artes e Ofícios. Memórias e Identidades”, promovido pelo Museu da Chapelaria). 

sexta-feira, outubro 05, 2012

Exposição "A Porcelana da Vista Alegre"


EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

INAUGURAÇÃO A 11 DE OUTUBRO | 16H30

A Porcelana da Vista Alegre

Portugal teve, desde sempre, uma forte tradição na produção de louças tendo esta atividade adquirido grande importância com o aparecimento, em 1824, da fábrica de porcelanas da Vista Alegre. Apoiando-se na experiência e conhecimento de inúmeros artistas, nacionais e internacionais, na área da escultura e artes decorativas, e aliando novas e modernas técnicas produtivas, a Vista Alegre tornou-se, ao longo dos tempo, numa importante escola de saberes e artes, marcando a vida de gerações de operários. Conhecer o mundo industrial da produção, explorando os contextos sociais, culturais e humanos da vida da fábrica é o objectivo central desta exposição (inserida no Ciclo de Exposições Temporárias “Artes e Ofícios. Memórias e Identidades”, promovido pelo Museu da Chapelaria).

quarta-feira, outubro 03, 2012

No domingo vamos ao Museu...


| 11h00 e 15h30 | UM CHAPÉU ASSUSTADOR!


Ao longo dos anos a moda foi evoluindo e o chapéu foi ganhando cada vez mais importância na indumentária feminina e masculina. 

Apesar de este acessório ter percorrido tempos difíceis, hoje volta a estar no topo das cabeças, reinventando-se com novas formas e novos materiais. 

Esta oficina desafia-te, primeiro, a conheceres a história de um chapéu que em tempos assustou multidões e levou o seu criador à prisão e depois a usares a tua criatividade para construíres também tu esse chapéu! 

Crianças e jovens entre os 6 e os12 anos. 

Marcação previa - 256 201680.

terça-feira, outubro 02, 2012

Inauguração Exp. O Chapéu da Palha

 

No passado dia 28 de setembro inaugurou-se na Sala de Usos Sociais mais uma belíssima exposição no Museu da Chapelaria.


Como a Sra. Dalila do Carmo (ex-operária da EICHAP) disse "O Chapéu de palha é a coisa mais bonita de se fazer", foi por este motivo que quisemos apresentar ao nosso público como é que era realmente feito o chapéu de palha na antiga empresa.
Para além do processo de fabrico, o visitante poderá apreciar alguns modelos de chapéus de palha, da nossa coleção, apresentados pela primeira vez ao público.




WORKSHOP DE FELTRAGEM EM PLACA


20 DE OUTUBRO | 14h00

Aprendizagem da técnica de feltragem em placa. Partindo os elementos necessários à feltragem os participantes são convidados a realizar uma uma peça de artesanato.

O workshop inclui uma visita guiada ao museu.
Atelier para adultos.
Duração: 2h30

Inscrições através do 256 201 680.

A PÉU CONTA - VISITA



10 DE OUTUBRO

A Péu é uma menina que vive no museu e que não descansa enquanto não encontrar o seu amigo perdido. A Péu guia o visitante ao longo do tempo, mostrando como se faziam os chapéus na Fábrica Nova. Através de uma história encantada desvendam-se os segredos de uma fábrica com mais de 100 anos.

Público alvo: pré-escolar e 1º ciclo
Marcação prévia.