terça-feira, março 15, 2011

visitas temáticas orientadas

Desde a abertura do presente ano escolar o Museu da Chapelaria tem vindo a organizar visitas temáticas orientadas, especialmente dirigidas ao público escolar (do pré-escolar ao ensino secundário).

Estas visitas visam a exploração do espólio do Museu em áreas temáticas de maior abrangência, indo assim ao encontro dos interesses de docentes e alunos.

Até Junho deste ano estarão disponíveis as seguintes visitas orientadas:




O MUNDO MÁGICO DOS CHAPÉUS

PÚBLICOS: DO PRÉ-ESCOLAR AO ENSINO SECUNDÁRIO
DURAÇÃO: 45m/60m

Para quem nunca visitou o Museu da Chapelaria recomendamos que escolha a visita geral que apresenta o mundo mágico do fabrico de chapéus. A visita começa mesmo antes de entrar no museu, quando os visitantes são convidados a conhecer os “Unhas Negras” que os aguardam no exterior do edifício. Aqui começa então a ser contada esta grande História que marcou o processo de industrialização em Portugal no início do século passado.
Dentro do museu e ao longo de três pisos de exposição, o visitante fica a conhecer toda a cadeia operatória do pêlo ao cone, do cone ao chapéu e, finalmente, dos Dedos Mágicos ao Acabamento.
A última sala de exposição de longa duração, intitulada Sala dos Usos Sociais, é inteiramente dedicada à interpretação dos diferentes contextos socais, culturais e económicos do uso do chapéu, sendo que trimestralmente são organizadas diferentes exposições.






SABES COMO SE FAZ UM CHAPÉU?
PÚBLICOS: PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO
DURAÇÃO: 45m + 30m (oficina)

De forma lúdica e interactiva, as crianças são convidadas a descobrirem o processo de fabrico do chapéu de feltro.
Nesta tipologia de visita os participantes são desafiados na sua criatividade e imaginação, tendo acesso sensitivo a matérias-primas, ferramentas e máquinas.
Este tipo de visita é complementado com a realização de uma oficina de trabalho que pretende tornar mais compreensível a informação já adquirida. Durante estas oficinas, as crianças irão testar as mesmas matérias-primas e ferramentas, potenciando a sua capacidade de aprendizagem e retenção de informação.






UMA CIDADE DE CHAPÉUS
PÚBLICOS: 2º E 3º CICLOS
DURAÇÃO: 60m + 45m (oficina)


Esta visita começa com uma abordagem à história local por intermédio da qual é feita a contextualização da importância social, económica e cultural da indústria chapeleira e da Empresa Industrial de Chapelaria em Portugal.
Numa fase posterior, os visitantes são confrontados com a evolução técnica e tecnológica desta indústria, desde a sua fase mais artesanal até aos dias de hoje.
Este tipo de visita é complementado com a realização de uma oficina de trabalho que pretende tornar mais compreensível a informação já adquirida.
[Esta visita pode ser adaptada a alunos do ensino secundário].





HISTÓRIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO PORTUGUESA
PÚBLICOS: 3º CICLO E ENSINO SECUNDÁRIO
DURAÇÃO: 45m + 60m (empresa)
[Mediante a disponibilidade das Empresas associadas. Grupos não superiores a 15 pessoas]


Compreender o processo de industrialização português e a consequente transformação dos territórios humanos e geográficos, é o objectivo central desta visita que pode ser complementada com uma visita a unidades produtoras de chapéus ainda em funcionamento.






A HISTÓRIA DOS CHAPÉUS
PÚBLICOS: TODOS OS GRAUS DE ENSINO
DURAÇÃO: 45m + 30m (auditório)


Esta visita (adaptada às diferentes faixas etárias) é constituída por dois momentos diferentes:

1ª fase: visita às exposições de longa duração do Museu, por intermédio da qual é explicada a forma de produção de um chapéu e a sua evolução no tempo;


2ª fase: sessão realizada no auditório do Museu, com recurso a novas tecnologias, para apresentação, explicação e debate em torno da História do Chapéu e do seu papel social e cultural.




VISITA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
PÚBLICOS: Alunos de francês e inglês
DURAÇÃO: 45m/60m


Visita destinada a alunos de francês ou inglês (qualquer nível de ensino) e que visa estimular a conversação e entendimento destas línguas estrangeiras.



Para agendar uma destas visitas deverá ligar com o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria (256 201 680) entre terça-feira e sábado.
Relembramos que o Museu da Chapelaria organiza também visitas a grupos aos sábados, domingos e feriados.


 






2 comentários:

Anónimo disse...

Sou professora em Guimarães e achei esta iniciativa muito interessante.
Gostaria de saber se a mantêm no terceiro período ou mesmo no próximo ano lectivo.
Obrigada.
Conceição

Museu da Chapelaria disse...

Caríssima Prof. Conceição,

Agradecemos o seu contacto.
Estas visitas podem ser requisitadas a qualquer momento em função dos interesses das escolas.
Para tanto deverá apenas agendar atempadamente com o serviço educativo para garantir a marcação para as datas mais convenientes à sua turma/escola.

Caso pretenda mais informações pf. contacte-nos através do telefone 256 201 680 ou pelo mail museu.chapelaria@gmail.com.

Muito obrigada pelo seu interesse.

A Direcção do Museu,