terça-feira, janeiro 15, 2008

adoptámos uma máquina!


Os alunos do Curso Educação-Formação Electricistas de Instalação, da Escola Secundária Oliveira Júnior, adoptaram uma máquina no museu e começaram hoje a trabalhar!

Arregaçando as mangas, deram início ao desenvolvimento de um importante projecto intitulado “A minha escola adopta uma máquina”, que será desenvolvido ao longo dos próximos meses.

Este projecto visa desenvolver uma relação de afectividade e responsabilidade para com o património local, nomeadamente, de natureza industrial, sendo que os alunos envolvidos receberão numa primeira fase noções básicas de conservação preventiva e restauro, passando posteriormente à realização de acções de limpeza a bens museológicos, desinfestação de madeira e desenvolvimento de acções de restauro.

No fim deste projecto espera-se que a turma envolvida tenha restaurado uma máquina de cardar lã, actualmente nas reservas não visitáveis do museu, de modo a que possa integrar a colecção em exposição.

Estão envolvidos neste projecto os alunos:

Artur Pereira
Bruno Silva
Daniel Silva
Diogo Gonçalves
Flávio Tomé
Hugo Gomes
Luís Almeida
Marco Castro
Nelson Oliveira
Pedro Cardoso
Tiago Fonseca



O grupo é acompanhado pelo Professor Alberto Santos.

Recorde-se que “A minha escola adopta uma máquina” foi apresentado à comunidade escolar no âmbito do Projecto Educativo Municipal.


Para além deste projecto decorreu, ao longo do mês de Dezembro, “A Árvore dos Chapéus”, projecto que envolveu 8 escolas que produziram 141 chapéus usados na decoração da árvore de Natal do Museu.


Está também a decorrer o projecto Lembrar o Passado, que este ano se divide em duas áreas:
- “Como viviam os meus avós” e “Como brincavam os meus avós”, dirigidos aos alunos do 1º e 2º anos do 1º ciclo;
- Projecto “História da Industrialização e História do Chapéu”, dirigido aos alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo.


Sobre estes falaremos em post posterior!

Sem comentários: